rss
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites

terça-feira, 21 de setembro de 2010

V Semana de Biblioteconomia da ECA/USP

Para quem ainda não sabe, sou estudante de Biblioteconomia. Se tudo der certo, me formarei neste ano e serei uma Bibliotecária.

Toda vez que falo o nome do meu curso ou a minha profissão a alguém que não conhece a área escuto a mesma pergunta: - Biblio o quê?
E, logo em seguida, vem: - E quem faz Biblioteconomia trabalha em que?
Ou, ainda, faz logo a associação mais conhecida: - Ah! Você trabalha em biblioteca? (e logo vem aquela imagem de uma biblioteca escura, úmida, mal arrumada com uma bibliotecária velha, gorda, de óculos e cara amarrada que preza pelo silêncio absoluto...)


Bom, para mostrar às pessoas o que fazem, onde atuam os Bibliotecários e dissipar as dúvidas e a imagem antiga e inadequada que reina no senso comum com relação a essa profissão, a V Semana de Biblioteconomia da ECA/USP deste ano vai tratar do tema: "As áreas de atuação do Bibliotecário". Com o slogan: Biblioteconomia: Como? Onde? Por quê? as palestras, mesas-redondas e atividades terão por objetivo abordar, informar e mostrar os diferentes campos de atuação desse profissional, imprescindível para as organizações, por ser o especialista na questão de organização, gerenciamento e disponibilização da informação, insumo fundamental em todas as áreas de nossa sociedade.
A Semana terá, também, a estréia do BiblioLab. Inspirado no TED [sigla de Tecnology, Entertaiment e Design], ciclo de palestras que acontece uma vez por ano na Califórnia, onde cada palestrante tem 15 minutos para mostrar a sua “idéia para se espalhar”, o BiblioLab será composto por palestras de alunos (em formação e recém formados) de Biblioteconomia. O intuito é abrir um canal de comunicação e divulgação sobre algum assunto de domínio, projeto idealizado ou realizado, experiência ou ideia em que o palestrante acredita.
Será uma grande oportunidade para compartilhar ideias, impressões, opiniões e conhecimentos.


Faço parte da Comissão Organizadora da Semana e convido você a fazer parte deste evento!



V Semana de Biblioteconomia da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP)
De 27/09 à 01/10



A Semana de Biblioteconomia da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) é em evento acadêmico que objetiva estimular e promover o espírito crítico em relação à formação e à atuação do bibliotecário; aproximar a USP à comunidade bibliotecária paulista e divulgar o curso de Biblioteconomia na ECA/USP e em outras instituições relacionadas com a área, mostrando a multiplicidade de atuações do bibliotecário e a interdisciplinaridade da carreira com outras áreas.
O evento é organizado por alunos do curso de Biblioteconomia da ECA/USP e de outras Instituições de Ensino em Biblioteconomia e Ciência da Informação e, neste ano, está sob a orientação do Professor Waldomiro Vergueiro e tem o apoio do departamento de Biblioteconomia e documentação (CBD). Serão promovidas palestras e mesas-redondas com convidados e ex-alunos do próprio curso. As atividades ocorrerão entre 27 de setembro a 01 de outubro de 2010.

Neste ano o tema da V Semana de Biblioteconomia será “As áreas de atuação do bibliotecário” e contará com mesas-redondas sobre Bibliotecas, Centros de Documentação, Centros de Memória, Consultorias, Arquitetura da Informação, Documentação Audiovisual, Área Acadêmica: pesquisa e docência e uma palestra sobre Bibliotecários no mundo: a experiência do profissional de outro país.
Para ter acesso à programação completa e realizar sua inscrição, acesse o site

http://www.cabieca.com.br/semanabiblio/.

Também é possível acompanhar a V Semana de Biblioteconomia pelas redes sociais
Twitter e Facebook.

Comissão Organizadora da V Semana de Biblioteconomia da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).



0 comentários:

Postar um comentário